sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Apresentação: Biblioteca Virtual


Biblioteca virtual é uma biblioteca especial com uma coleção focada em objetos digitais que podem incluir textos, material visual, material de áudio, material de vídeo, armazenados em formatos de mídia eletrônica (em oposição à Impressãomicrofilmagem, ou outra media física), juntamente com os meios para organizar, armazenar e recuperar os arquivos e mídia contidos na coleção da biblioteca. bibliotecas digitais podem variar imensamente em tamanho e escopo, e podem ser mantidas por indivíduos, organizações, ou estarem afiliadas a bibliotecas ou instituições com instalações físicas. O conteúdo digital pode ser armazenado localmente ou acessado remotamente através de redes virtuais. Uma biblioteca eletrônica é um tipo de sistema de recuperação de informação.
O conceito guarda similaridade com o de biblioteca digital, com a diferença que esta última existe fisicamente, e disponibiliza um acervo de documentos totalmente digitalizados, enquanto uma biblioteca virtual pode não existir fisicamente e constituir-se como um serviço de acesso a outras bibliotecas, que podem disponibilizar material que não esteja digitalizado (como livros ou documentos antigos).

Historia
Os projetos iniciais foram centrados na criação de um catálogo de cartão eletrônico conhecido como Online Public Access Catalog (OPAC). Na década de 1980, o sucesso destes esforços resultou em que o OPAC viesse a substituir o tradicional cartão em muitas bibliotecas acadêmicas, públicas e especiais. Isso permitiu que as bibliotecas empreendessem esforços de cooperação adicionais para apoiar o compartilhamento de recursos e expandir o acesso a materiais de biblioteca para além de uma biblioteca individual.
Um dos primeiros exemplos de uma biblioteca digital é o Education Resources Information Center (ERIC), que "nasceu digital" em 1966

adsense aqui
Adsense aqui

2 Comments

O site é muito, pois agora nao ha motivos de reclamação quanto a leitura.
Mas seria muito bom se estivessem disponiveis livros para o ensino superior, muito mais para o curso de Direito.

O site é muito, pois agora nao ha motivos de reclamação quanto a leitura.
Mas seria muito bom se estivessem disponiveis livros para o ensino superior, muito mais para o curso de Direito.


EmoticonEmoticon