sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

SAUDE: Contraturas Musculares


 

O que é Uma Contratura Muscular

contratura muscular consiste na contração persistente e involuntária de um músculo. Pode ser uma causa ou uma consequência da dor na coluna. A contratura aparece principalmente quando se exige que o músculo trabalhe além de sua capacidade, seja intensa ou pontual como, por exemplo, manter uma postura inadequada por horas. Por outro lado, as subluxações na coluna vertebral produzem desequilíbrios na musculatura, os quais fazem com que alguns grupos musculares trabalhem constantemente mais do que o necessário, predispondo-se à contratura. O músculo que sofre uma contratura pode comprimir a artéria, diminuindo seu fluxo sanguíneo. Nessa situação, forma-se um ciclo vicioso, pois o músculo com menos fluxo de sangue tende a sofrer contraturas mais facilmente e, além do mais, a falta de sangue ativa ainda mais os nervos da dor.

O que Origina as Contraturas

A contratura muscular ocorre quando o músculo contrai de maneira incorreta e não volta ao seu estado normal de relaxamento. As contraturas podem acontecer em diversas partes do corpo, como pescoço, cervical ou coxa por exemplo, e podem ocorrer depois de praticar um exercício muito forte, uma noite mal dormida ou por excesso de tensão no corpo causada pelo excesso de estresse e de preocupações.
A contratura causa dor, desconforto e muitas vezes limita os movimentos, podendo ser na maioria dos casos facilmente sentida quando se coloca a mão sobre o músculo e nota-se uma parte mais dolorida e rija. Esse tipo de lesão muscular é muito comum em quem passa muito tempo trabalhando em escritórios na mesma posição por muito tempo e, geralmente, não pratica nenhuma atividade física de forma regular.

Tipos de contraturas

Contratura e definida como o encurtamento ou retração da pele, fáscia, músculo, ou cápsula articular que restringe a mobilidade ou flexibilidade normal daquela estrutura. O que leva a estrutura a possíveis enrijecimentos crônicos ou permanentes dos tecidos moles, ocasionando diminuição da amplitude de movimento (ADM) em determinada articulação. Pode ocorrer tanto em um indivíduos sedentários quanto em atletas de alto rendimento.

Existem quatro (4) tipos de contraturas:
·                     Contratura Miogênica: nesta contratura a estrutura acometida e o ventre muscular, pode ser primaria (intrínseca): trauma muscular direto, inflamação, alterações degenerativas, alterações isquêmicas, imobilização, vasculopatias periféricas, diabetes. É secundaria (extrínseca): hipertonia, espasticidade, alterações mecânicas (exemplo: pode ser causada por lesões do neurônio motor  superior e inferior).
·                     Contratura artrogênica: é a contratura articular, as estruturas envolvidas são, cápsula articular, membrana sinovial, cartilagem articular e congruência articular. (exemplo: pode ser causada por fibrose capsular, lesões nas cartilagens/adquiridas ou congênitas, artrite proliferativa).
·                     Contratura de partes moles: as estruturas envolvidas e todo tecido dérmico e conjuntivo, tendões e ligamentos, ( exemplo: pode ser causada por queimaduras,bursite, esclerodermia).
·                     Contratura mista: quando há presença de mais um tipo de contratura associada


Sintomas de contratura muscular
Alguns dos sintomas que indicam a presença de uma contratura muscular são:
·         Dor e desconforto especialmente se for no pescoço, cervical, coxa, costas, panturrilha e glúteo por exemplo;
·         Presença de uma parte do músculo mais dolorida e dura, semelhante a uma bolinha ou caroço.
·         Dificuldade em esticar o músculo afetado;
·         Dificuldade em movimentar a articulação ou o membro próximo do músculo dolorido.

Tratamento para contratura muscular


O tratamento da Contratura Muscular pode ser feito em casa com um banho de água quente, exercícios de alongamento e uma massagem feita com óleos aquecidos. No entanto, quando isto não é suficiente e a contratura muscular persiste, é importante procurar auxílio médico e um fisioterapeuta.
A contratura muscular é uma das causas mais frequentes de dor nas costas, em cima dos ombros e no pescoço, mas ela pode ocorrer em qualquer outra área do corpo. Além disso, é comum seu aparecimento na panturrilha e nas coxas devido ao acúmulo de ácido lático produzido durante a prática de exercícios físicos.

Passos para tratar a contratura muscular em casa

Alguns passo que podem ser utilizados para tratar a contratura em casa são:

1.      Tomar um banho com água quente e deixar o jato de água cair diretamente na região da contratura;
2.      Colocar uma bolsa de água quente na região dolorida;
3.      Fazer uma pequena massagem no local, utilizando um creme hidratante ou óleo aquecido;
4.      Fazer alguns alongamentos, estirando suavemente o músculo afetado.


Como Evitar as Contraturas Musculares.

·         Cuidar da postura ao andar ou sentar, procurando manter sempre as costas e o tronco eretos
·         Usar travesseiro baixo ou dormir sem a peça se deitar de barriga para cima ou de lado
·         Evitar movimentos bruscos e/ou esforço físico exagerado
·         Ameninar o estresse e as preocupações, relaxando sempre que possível
·         Não cruzar as pernas ao ficar sentado durante longos períodos
·         Parar para fazer alongamento no mínimo 2 vezes durante o expediente, se trabalhar em um escritório e sentado. O exercício deve ser feito de preferência pela manhã e à tarde
Se a contratura aparecer, algumas medidas simples podem ser feitas em casa mesmo para aliviar o desconforto enquanto você espera a consulta médica. Por exemplo:
·         Quando a dor não é intensa, alongamentos permitem esticar e exercitar o músculo prejudicado. E ainda ajudam a aliviar a tensão no local da contratura. Mas não faça nada que possa piorar o quadro, vá com calma.
·         Aplicar bolsa de água quente ou toalha úmida aquecida na contratura é uma dica que costuma melhorar bastante o incômodo. Bastam 15 ou 20 minutos de tratamento, de 2 a 3 vezes ao dia.
·         Uma massagem com movimentos fortes e circulares também favorece a recuperação. Use creme hidratante ou óleo essencial relaxante para facilitar as manobras, principalmente quando sentir uma bolinha ou caroço na musculatura.
·         Complete os cuidados com um banho bem quente, deixando o jato cair em cima da contratura, se puder, claro.

adsense aqui
Adsense aqui


EmoticonEmoticon