segunda-feira, 13 de maio de 2019

Guebuza tentou “colar” Nyusi à “engenharia” das dívidas ocultas, mas a reunião optou por “não engolir a isca”

O país vive algumas das piores crises da sua história, algumas delas orquestradas por altos quadros da FRELIMO, como por exemplo as dívidas ocultas que mergulharam o país numa crise financeira sem precedentes. Este escândalo é a prova incontestável de que o partido está profundamente afectado pela corrupção e desonestidade.



Por causa do escândalos encontram-se presos muito "seniores" do partido no poder.


O comité central da FRELIMO teve lugar no principio deste mês enquanto o partido atravessa momentos "dramáticos" devido aos sucessivos casos de corrupção e o "feud" Samiti vs Nyusi. 
/script>


Segundo analistas, reverter todo esse quadro constitui um dos grandes desafios que colocam à prova capacidade de purificação da FRELIMO.


As confusões dentro da "Frel" propiciaram o surgimento de varias "teorias da conspiração", que tem até um certo grau de credibilidade.


Porque dizem alguns que Samito é apenas a "ponta do iceberg" dum movimento reltivamente largo dentro do partido que se opoe ao presidente da Republica, em outras palavras, existe uma ala "pro-Nyusi" e outra ala "pro-Guebaz" à qual pertence o "lobby" das dívidas oculta.



Por exemplo, segundo savana, o "lobby" das dívidas ocultas, que esperava um pacto em que o assunto [das dividas] seria esquecido, vem subindo de tom nos seus ataques [a Nyusi], sobretudo depois que a PGR procurou ouvir no início de Dezembro, o antigo presidente Guebuza. E na reunião do CC, segundo apurou o SAVANA, Guebuza tentou “colar” Nyusi à “engenharia” das dívidas ocultas, mas a reunião optou por “não engolir a isca”, uma expressão usada pela fonte do savana.


A resposta do grupo de apoio a Nyusi a todo este cenário foi tentar montar a melhor coreografia à sua volta, nomeadamente uma publicitada reunião da bancada parlamentar Frelimo para reafirmar o apoio ao presidente segundo coloca o Savana.

adsense aqui
Adsense aqui


EmoticonEmoticon