sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Militares Russos descarregam armamento de guerra no país

Desde a manhã desta quinta-feira, circulam imagens de supostos militares russos a descarregar material bélico para o reforço das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), algo que tem movimentado vários comentários nas redes sociais, onde diversas têm sido as hipóteses apresentadas, sendo uma das principais, o possível reforço à província de Cabo Delgado, onde homens desconhecidos aterrorizam populações desde 2017.

Sobre o assunto, “O País” ouviu o vice-ministro da Defesa Nacional, Patrício José, que não confirmou a suposta presença, mas reconheceu que as FADM precisam de equipamento.
“As FADM, como quaisquer outras forças, precisam de equipamento”, disse o vice-ministro, sublinhando que ainda que o governo comprasse equipamento, não seria informação a mediatizar.
“Nós não vamos expor no jornal que compramos equipamento aqui, ou acolá” expressou, realçando em alegoria aos jornalistas que “as FADM têm que garantir a integridade territorial deste país e a sua soberania, para que vocês [jornalistas] exerçam os vossos direitos, normalmente”.
Na entrevista, que falou depois de insistências, o vice-ministro terminou salientando que “combate não é uma situação de ‘cocktail’” mesmo sem ter-se referido a que combate se referia.
De lembrar que esta suposta presença de militares russos a descarregar material bélico no país, surge num contexto em que tendem a intensificar-se os ataques armados, em Cabo Delgado.
Opais

adsense aqui
Adsense aqui


EmoticonEmoticon