sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

Nhongo diz que vai acabar com os Ataques se Ossufo se Demitir


Mariano Nhongo o Líder da Autoproclamada junta Militar  avisou hoje que o centro do país só terá o fim da violência armada com a renúncia do actual presidente da Renamo, Ossufo Momade.

“Se o Governo reconhecer que Ossufo não representa a Renamo não haverá mais tiro aqui”, disse Mariano Nhongo.

De acordo com Nhongo citado pelo VOA, a autoproclamada Junta Militar da Renamo enviou um documento para o Governo moçambicano e para um grupo de contacto das negociações de paz com todas as condições para reintegração dos seus guerrilheiros, entre as quais se destaca o afastamento do atual líder da Renamo.

O grupo liderado por Nhongo diz recusar a liderança de Ossufo Momade e “o Governo moçambicano deve aceitar que ele não representa a Renamo”.

“Nós mandámos o documento no dia 2 de outubro e até hoje não tivemos respostas. O que estamos a ver são blindados [estacionados] nas bases da Renamo”, numa referência àquilo que considera ser a ligação entre o poder do partido e as forças governamentais.

“Agora nós vamos queimar esses blindados”, declarou o líder daquele grupo, sem, no entanto, assumir autoria direta dos ataques que se registam no centro de Moçambique desde agosto.

Nhongo acusa as forças governamentais de estarem a raptar guerrilheiros da Renamo, com complacência de Ossufo Momade.

“Ossufo e Filipe Nyusi [Presidente moçambicano] estão a roubar o que é nosso e nós não vamos aceitar ir para casa sem nada“, afirmou Mariano Nhongo, que se queixa das condições de reintegração definidas para os guerrilheiros do braço armado da Renamo no Acordo de Paz e Reconciliação, assinado a 06 de agosto.

“Nós vamos fazer o que nós sabemos. Não estamos a brincar e que a Frelimo [partido no poder] não brinque connosco”, ameaçou Nhongo, considerando que Ossufo Momade e André Madjibire [secretário-geral da Renamo] estão a trair os ideiais de Afonso Dhlakama, antigo presidente do partido que faleceu em maio do ano passado.

---------------
#HDVNEWS
Deixa_seu_comentários
Compartilha, mencione amigos para ver.

Para continuar estar Atualizado em informação na 1° mão;
#Curta_Página
#Siga_em_ver_primeiro

adsense aqui
Adsense aqui


EmoticonEmoticon